terça-feira, 7 de outubro de 2014

O menor mamífero terrestre conhecido no mundo - Musaranho-pigmeu


O musaranho-anão (Suncus etruscus) é um micromamífero pertencente à Ordem Soricomorpha (Aulagnier, 2008). É conhecido por ser o menor mamífero conhecido no mundo.


O musaranho-anão é um dos mamíferos mais pequenos do mundo, com comprimento cabeça-corpo entre 35,0 e 53,0 milímetros e um peso relativo 1,2-2,7 gramas. Externamente, o musaranho-anão é semelhante aos outros musaranhos da sua família, porém é facilmente distinguível pois apresenta uma cabeça proporcionalmente maior e a cauda mais longa (cerca de metade do comprimento do corpo). As orelhas são bem visíveis, os olhos são pequenos e a cauda é revestida com uma pelagem curta, com alguns pêlos muito longos e salientes (López-Fuster, 2002). Esta espécie apresenta pouca variação sazonal na cor da pelagem. Em geral, a cor da pelagem é cinza-acastanhado, podendo apresentar algumas manchas vermelhas no dorso. Na zona ventral, apresenta tonalidades mais claras, com três pares de mamas na região inguinal (López-Fuster, 2002). Ao contrário do género Crocidura, o género Suncus apresenta quatro dentes unicúspides na parte superior da boca, embora o último seja extremamente pequeno. Os dentes da mandíbula são semelhantes aos do musaranho-de-dentes-brancos, Crocidura russula, embora de menor tamanho. A sua fórmula dental é: 3.1.2.3/1.1.1.3 (López- Fuster, 2002). O musaranho-anão é um ser diplóide com 42 cromossomas (2n= 42).

O roedor é encontrado em campos, florestas e vales da Europa mediterrânea e também na África. Apesar de fofinho, o musaranho é valente e agressivo. Devido ao seu grande apetite e 30 dentes afiados, ele é capaz de devorar o equivalente ao seu próprio peso a cada três horas. O cardápio inclui insetos, aranhas, vermes e larvas. Se o roedor ficasse mais de dez horas sem se alimentar, morreria rapidamente.
O musaranho é um animal solitário, e pode morrer se ficar exposto a luz do dia por muito tempo. Por isso, ele costuma se abrigar entre pedras, debaixo de raízes de árvores ou dentro de tocas.

Para se defender dos predadores, ele expele um cheiro forte de sua própria pele. Esse roedor é tão agitado que seu coração bate 1.200 vezes por minuto! Infelizmente, essa espécie rara sofre o risco de extinção.

Fonte:
http://hypescience.com/
http://pt.wikipedia.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário