terça-feira, 21 de outubro de 2014

Engenheiros do Canadá fazem o que parecia impossível: erguem um edifício de 30 metros com estrutura de madeira



A madeira é um material renovável e ecológico, pois plantar árvores ajuda a combater o aquecimento global. Essa é a ideia por trás de um dos projetos mais ambiciosos dos últimos tempos: a construção do prédio do Centro de Design e Inovação em Madeira, no Canadá, que tem seis andares, 30 metros de altura (equivalente a um prédio de nove andares) e é feito de madeira.

A obra, que já está quase pronta - e pode ser observada, ao vivo, pelo site da UNBC (University of Northern British Columbia) -,  usa vários tipos de madeira produzida no Canadá. Vigas, colunas e até o fosso do elevador são feitos de bordo, amieiro vermelho e vidoeiro branco, espécies escolhidas por serem densas.

As paredes também são de madeira. Elas são presas por parafusos de metal, e o prédio leva concreto nas fundações e na cobertura, para sustentar o elevador. Mas todo o resto é de madeira.

O projeto, que tem 250 operários trabalhando, custou R$ 52 milhões e foi pago pelo governo canadense. A ideia é estimular o uso de madeira - pois o Canadá é o maior produtor e exportador mundial desse produto. "Queremos mostrar que grandes edifícios de madeira são eficientes, bonitos e têm baixo custo", afirmou Shirley Bond, ministra do trabalho do Canadá.

Segundo os construtores, é possível erguer prédios de até 30 andares usando madeira. Se isso acontecer, a humanidade terá reproduzido um dos mais antigos feitos da natureza: usar a madeira para erguer estruturas muito altas. No nosso caso, prédios. No da natureza, árvores.




Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário