quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Lamborghini Asterion LPI 910-4 – Primeiro carro híbrido da montadora foi apresentado no Salão de Paris


Fotos: Divulgação

Se uma fabricante de automóveis pode ser considerada arrojada no desenvolvimento de seus veículos, a Lamborghini certamente e uma delas. Ela é especializada em investir boas cifras na produção de automóveis que são desenhados para serem mais rápidos e também mais caros.

A crise do petróleo e a urgência em alternativas para estabelecer um planeta sustentável levaram diversas fabricantes a desenvolverem carros mais ecológicos. Até então, a Lamborghini não se apresentava interessada nesse tipo de conceito. Mas isso mudou.  

A montadora italiana revelou o Asterion LPI 910-4, sua primeira incursão em veículos de motores elétricos. No Salão do Automóvel de Paris, na França, a fabricante apresentou o seu mais novo protótipo de primeiro veículo com motor misturada a potência de combustível e eletricidade.

O Asterion LPI 910-4 tem um motor normal de 5,2 litros V10 com potência de 610 cavalos e uma velocidade máxima que pode chegar até 320 km/h. Bem rápido, não? O motor elétrico que impulsiona as rodas dianteiras do automóvel oferecem 300 cavalos de potência extra, o que torna o modelo da Lamborghini bastante potente mesmo sendo híbrido. Isso traz à tona o conceito de que carros híbridos não conseguem ser tão potentes.

O Asterion tem baterias de lítio em seu motor elétrico. Elas estão localizadas atrás dos bancos e contribuem para que o veículo passe a pesar cerca de 250 kg. No entanto, o restante do corpo do automóvel é desenvolvido com materiais bastante leves para compensar o peso do motor híbrido.

Enquanto alguns questionam a inserção da Lamborghini no mercado de motores híbridos, a montadora italiana continuará a fabricar carros superpotentes, continuando com sua fama de carros rápidos. A casa italiana também se esforçará para provar que o Asterion é um automóvel atraente e de baixo consumo. Conforme divulgado pela fabricante, o novo carro consome apenas 4,12 litros de combustível por 100 km, o que é incrível! Outros modelos da mesma marca chegam a consumir uma média de até 16 litros. Por outro lado, utilizando apenas os motores elétricos, o Asterion consegue rodar por 50 km em uma velocidade de até 125 km/h, número semelhante ao dos melhores híbridos do mercado global.

Por William Nascimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário