segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Oito países sul-americanos unem-se para proteger a Amazônia

Uma iniciativa incluindo oito países da América do Sul está tentando aumentar a proteção da Amazônia. O Brasil participa do projeto. O objetivo da iniciativa, que será coordenada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), é aumentar a resistência do ecossistema da região para enfrentar a mudança climática.



A iniciativa busca ainda manter o fornecimento de bens e serviços por toda a área que beneficiam a biodiversidade, as comunidades e as economias locais.

O projeto chamado "Visão Amazônica" vai ser financiado pela União Europeia (UE) e contará com a participação além do Brasil, da Bolívia, Colômbia, Equador e Guiana. Como também do Peru, do Suriname e da Venezuela.

A UE vai liberar 5,2 milhões de euros, o equivalente a mais de R$ 16 milhões, que serão administrados pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), pela União Internacional para a Conservação da Natureza (Uicn), e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Num período de quatro anos, o projeto espera fortalecer a coordenação técnica entre os países da região amazônica, seus governos e organizações regionais.

A ideia é definir as prioridades de conservação, integrar as comunidades e autoridades locais e preparar uma estratégia de financiamento para o plano de ação.

FONTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário