terça-feira, 4 de novembro de 2014

Conferência Global Sobre Carne Sustentável começa na próxima semana


O evento, organizado pela Mesa Redonda Global para a Carne Bovina Sustentável (The Global Roundtable for Sustainable Beef – GRSB), irá divulgar a definição global de carne sustentável. GTPS fará visitas de campo nas regiões produtoras de carne

A Conferência Global Sobre Carne Sustentável irá reunir uma grande variedade de especialistas em sustentabilidade entre os dias 2 e 5 de novembro, no WTC Center, em São Paulo. Os palestrantes apresentarão suas perspectivas sobre como a cadeia de valor global de carne bovina pode alcançar resultados sustentáveis. Ricardo Sánchez, diretor de segurança alimentar sustentável da The Nature Conservancy, será o responsável pela palestra de abertura do evento, no dia 3. “A experiência de Sánchez, tanto no setor público quanto na sociedade civil, proporcionará uma grande visão sobre os desafios de se equilibrar os pilares social, econômico e ambiental em prol de uma carne bovina sustentável”, declarou Cameron Bruett, presidente da GRSB e chefe de assuntos corporativos da JBS EUA, subsidiária norte-americana da JBS SA, a maior empresa de processamento de carne do mundo.

Sánchez tem mais de 15 anos de experiência em questões de desenvolvimento agrícola, agricultura sustentável e políticas públicas. Trabalhou também como vice-ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Colômbia. Ao seu lado, na palestra de abertura, estará Karin Kreider, diretora executiva da ISEAL Alliance, centro mundial de sistemas de normas sociais e ambientais. Os membros da ISEAL são líderes no campo, comprometidos com a criação de sistemas sólidos e padrões creditáveis.

“Embora a GRSB não tenha intenção de desenvolver padrões, muitos de seus membros estão interessados no processo de construção de consenso entre as partes interessadas”, disse Ruaraidh (Rory) Petre, diretor executivo da GRSB. “Precisamos de um consenso sobre os processos e os meios pelos quais os indicadores de sustentabilidade são avaliados. Sem evidências claras de benefícios, independente do contexto, adaptações sustentáveis continuarão questionáveis”.

O tema da conferência, “Carne Sustentável: construindo a visão para nosso futuro”, estabelece o quadro para a implantação de princípios e critérios da GRSB que definem a carne sustentável e identificam os meios para medir o progresso global na cadeia da carne bovina sustentável, em níveis nacionais ou regionais. Com porta-vozes de todo o mundo, a conferência também irá proporcionar um fórum para que as iniciativas regionais de sustentabilidade possam mostrar seus avanços e resultados.

Outra perspectiva será apresentada por Francesca DeBiase, vice-presidente de estratégia de fornecimento e sustentabilidade da cadeia de suprimentos do McDonald’s, que apresentará as razões pela qual a sustentabilidade é tão importante para seus negócios. DeBiase trabalha na empresa há 23 anos e lidera uma equipe de suprimentos e sustentabilidade.

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), mesa redonda brasileira de pecuária sustentável, organizará duas visitas de campo em áreas estratégicas de produção de carne bovina no Brasil. A primeira visita acontece hoje, em Mato Grosso do Sul, e a segunda, após a conferência, em Alta Floresta, Mato Grosso. Participarão das visitas de campo profissionais de diferentes empresas, instituições de pesquisas, entre outras organizações ligadas a cadeia da pecuária bovina.

Durante essas visitas os participantes terão a oportunidade de visualizar na prática a união entre produção pecuária e desenvolvimento sustentável. Para mais informações sobre a conferência, assim como inscrição online, visite www.GRSBeef.org.

Sobre a GRSB

A Mesa Redonda Global para a Carne Bovina Sustentável (The Global Roundtable for Sustainable Beef) é uma iniciativa global multi-stakeholder, desenvolvida para promover a melhoria contínua na sustentabilidade da cadeia de valor global da carne bovina por meio da liderança, ciência e pelo envolvimento e colaboração de múltiplas partes interessadas. A GRSB prevê um mundo em que todos os aspectos da cadeia de valor da carne sejam ambientalmente corretos, socialmente responsáveis e economicamente viáveis.

Sobre o GTPS

O Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) foi criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009. É formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, em www.facebook.com/gtpsbrasil.

Fonte

http://www.segs.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário