segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Leite artificial de vaca deve chegar ao mercado em breve



A fábrica de laticínios sintéticos Muufri anunciou que espera vender seu leite artificial no mercado americano até o meio do próximo ano.

Fundada por dois bioengenheiros da Califórnia, Perumal Gandhi e Ryan Pandya, a empresa aperfeiçoou um produto feito a partir de uma variedade especial de levedura, geneticamente manipulada para produzir proteínas do leite.

Esse sistema é projetado para produzir um alimento que mantenha o sabor e benefícios à saúde do leite real, o que o torna muito diferente de produtos alternativos, como os feitos de soja, arroz e amêndoa.

“Se queremos que o mundo mude sua dieta a partir de um produto que não é sustentável para um que seja, esse produto precisa ser idêntico ou melhor do que o original”, argumenta Gandhi. “O mundo não vai mudar sozinho de leite de vaca para um leite à base de plantas. Mas, se o nosso leite for idêntico ao de vaca e com o preço certo, isso pode acontecer”.

Amigo do meio ambiente

A ideia da Muufri é reduzir a necessidade de celeiros lácteos superlotados nos quais as vacas são alimentadas com um coquetel constante de hormônios de crescimento e antibióticos, bem como mutiladas, com caudas e chifres removidos.

Além disso, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, a produção de leite é responsável por 3% das emissões de gases do efeito estufa anualmente no mundo todo.

O leite artificial mudaria tudo isso.



O processo

A síntese do leite de vaca é um processo relativamente simples. Ele tem menos de 20 componentes, e é composto por cerca de 87% de água.

Sendo assim, Muufri conterá seis proteínas para ajudar a formar a sua estrutura, e oito diferentes ácidos graxos para dar-lhe o seu sabor. Ele será feito utilizando o mesmo processo que as empresas farmacêuticas usam para produzir insulina.

DNA será extraído a partir de vacas leiteiras e determinadas sequências serão inseridas em células de levedura. A cultura de levedura em placas de petri de tamanho industrial produzirá, assim, leite suficiente para colheita.

Embora as proteínas do leite Muufri venham de levedura, as gorduras vêm de vegetais e são alteradas no nível molecular para espelhar a estrutura e sabor das gorduras do leite de vaca.

Minerais, como cálcio e potássio, e açúcares são adicionados à mistura separadamente.

Vantagens

Todos os valores nutricionais desse produto podem ser mexidos, de forma que o leite artificial poderia ser ainda melhor (no quesito saudável) do que o leite normal.

Enquanto inicialmente o Muufri será mais caro do que o leite regular, Gandhi e Pandya esperam torná-lo mais barato quando a produção for escalada. Outra vantagem é que, como não contém bactérias que o leite normal possui, seu prazo de validade é muito maior. 

Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário