A Europa perdeu 421 milhões de pássaros em 30 anos e a actual gestão ambiental não consegue evitar o abate de muitas espécies até recentemente comuns, revela um estudo divulgado esta segunda-feira pela revista científica Ecology Letters.
Este alarmante desaparecimento de aves europeias está ligado a métodos modernos de agricultura e à perda dos seus habitats.
«É um aviso que se aplica a toda fauna da Europa. A forma como administramos o ambiente não é sustentável para as nossas espécies mais comuns», declara Richard Gregory, da Sociedade Real para a Protecção das Aves, que co-liderou o estudo.
Uma queda de até 90% foi registada entre espécies comuns, como a perdiz cinzenta, o pardal e o estorninho.
Paralelamente, houve um aumento do número de exemplares de algumas espécies raras de aves, graças às medidas de conservação, de acordo com o estudo.
Os cientistas recomendam a rápida implementação de novos sistemas agrícolas e a instalação de áreas verdes em ambientes urbanos.
Os investigadores analisaram dados de 144 espécies de aves em 25 países europeus, recolhidos principalmente por observadores voluntários.
Fonte
http://diariodigital.sapo.pt/
Nenhum comentário:
Postar um comentário